
Parceria entre Unicamp, USP, UNESP e Universidade de Oxford capacita alunos no desenvolvimento de fármacos.
Uma parceria envolvendo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Oxford (Reino Unido) resultou na criação de um curso de capacitação conjunta que já está na segunda edição. A disciplina de graduação Ciência Translacional, que aborda o desenvolvimento de fármacos, está sendo oferecida em modo híbrido e inclui visitas em instalações de pesquisa das três universidades paulistas. Na primeira visita deste ano, ocorrida em 25/04/25, os estudantes estiveram no Centro de Química Medicinal (CQMED) e na Unidade Multidisciplinar de Experimentação Animal (Umea), ambos na Unicamp. As próximas visitas ocorrerão na USP e na UNESP de Botucatu. A disciplina é optativa e está sendo ministrada para 30 alunos de graduação, sendo dez de cada uma das três universidades paulistas, selecionados entre mais de 400 inscritos nessa edição.
Ao longo deste semestre, os estudantes conhecerão a fundo a relação entre a pesquisa básica sobre novos fármacos e suas aplicações práticas. “Nessa disciplina abordamos conceitos que vão desde a pesquisa básica de novas moléculas com potencial terapêutico até os desafios para que se tornem medicamentos disponíveis no mercado para a sociedade”, explicou Katlin Massirer, coordenadora do CQMED e uma das professoras da disciplina. Na visita à Unicamp, os alunos puderam ver pessoalmente e compreender as etapas iniciais da trajetória de descoberta de novos fármacos.
Na visita ao CQMED, os estudantes foram recebidos pela equipe de pesquisadores do laboratório e pelos docentes organizadores da disciplina. Estavam presentes a coordenadora do CQMED, Katlin Massirer, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Laura Oliveira, a professora e presidente da coordenação de graduação do Instituto de Biociências da USP, Merari Ferrari, os professores da UNESP Botucatu e idealizadores da disciplina, Benedito Barravieira e Rui Seabra, ambos do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) e José de Oliveira, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP Botucatu, também vinculado ao CEVAP.
Segundo Rui Seabra, a ideia é contribuir na formação interdisciplinar dos estudantes, “Essa disciplina nasceu da vontade de pesquisadores em trazer diferentes olhares sobre o desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Temos médicos, veterinários, bioquímicos e diferentes profissionais para trazer essa visão multidisciplinar da ciência translacional”, explica Seabra.
Além de conhecerem as infraestruturas e pesquisadores dos centros de pesquisa visitados, os alunos têm a oportunidade de interagir e trocar experiências com colegas e professores de outras universidades. Merari Ferrari conta que uma pesquisa foi realizada com estudantes que participaram na edição anterior da disciplina e que boa parte dos estudantes consideraram que foi uma ótima oportunidade para interagir e conhecer outras áreas de atuação, além de abrir portas para possíveis parcerias e projetos, “Os espaços que os estudantes visitam são bem interessantes, mas eu acredito que o ganho pessoal e interpessoal dessa disciplina é o grande destaque”, afirma Ferrari.
Lucas Henrique, aluno do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UNESP que participa dessa edição da disciplina, conta que estava com grande expectativa de conhecer como os conceitos vistos em aula são colocados em prática nos centros de pesquisa, também destacou a interação com outros estudantes de áreas distintas, “Eu achei muito legal o fato de poder interagir com outras universidades, com essas novas experiências, especialmente com alunos de outros cursos”, comenta Lucas.
A disciplina de Ciência Translacional foi criada, entre outros motivos, para formar uma nova geração de profissionais aptos a colaborar com a indústria nacional no desenvolvimento de fármacos e biofármacos, uma forma de estabelecer pontes entre o conhecimento construído na academia e o setor produtivo.
O professor José Oliveira da UNESP destacou o sucesso da primeira edição da disciplina, contando que muitos alunos que participaram no ano passado acabaram direcionando suas carreiras para a área de desenvolvimento de fármacos, um exemplo é a estudante Juliana Quinholi que conheceu o CQMED na edição do ano passado e hoje faz parte do quadro de pesquisadores que atua no centro de pesquisa. “Muitos dos conteúdos abordados nessa disciplina são experiências vividas e relatadas pelos docentes pesquisadores, são conhecimentos que não estão nos livros, esse formato permite uma vivência e troca de experiências muito importante para os estudantes”, finaliza Oliveira.
Durante a visita os estudantes puderam conhecer algumas técnicas usadas na triagem de moléculas com potencial terapêutico e conversar com pesquisadores dessa área de conhecimento.