O projeto para o “Desenvolvimento de Inibidores Específicos para Potenciais Alvos Terapêuticos”, uma parceria entre CQMED, Eurofarma e Embrapii, teve como objetivo principal validar proteínas de patógenos humanos como potenciais alvos terapêuticos por meio da descoberta de pequenas moléculas sintéticas.

Ao longo de seis anos, o projeto acelerou a síntese de moléculas avançadas e o entendimento das proteínas-alvo para doenças relacionadas a gonococos, micobactérias, leishmaniose, entre outras. Além disso, uma plataforma completa para a descoberta de fármacos foi estabelecida e aprimorada neste período. A plataforma incluiu a produção de proteínas, o rastreamento de compostos, o desenvolvimento de ensaios bioquímicos e celulares, a resolução de estruturas por cristalografia e crio-eletromicroscopia e a produção de moléculas precursoras de fármacos.

O projeto resultou no avanço em moléculas potentes para doenças humanas negligenciadas. Além disso, ao longo do projeto, a Eurofarma absorveu quatro cientistas em nível de pós-doutorado para o seu Centro de Inovação em Itapevi, o Eurolab, os quais estão liderando e executando projetos de P&D. O “Projeto para Desenvolvimento de Inibidores Específicos para Potenciais Alvos Terapêuticos” foi o primeiro de uma série de três projetos Embrapii desenvolvidos com o CQMED. Atualmente, a parceria entre CQMED e Eurofarma está avançando no reposicionamento de fármacos para tratar leishmaniose cutânea, com o suporte financeiro adicional da FINEP.

Esses resultados promissores reafirmam o papel do CQMED como Unidade Embrapii em avançar na inovação industrial no setor farmacêutico. As moléculas avançadas que estão sendo caracterizadas, poderão conduzir a medicamentos novos e mais seguros.

Sobre a Embrapii

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial foi criada em 2013 como uma organização social que tem autonomia em gerenciar fundos do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação, com o objetivo de estimular a inovação na indústria brasileira, promovendo a interação entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas do setor industrial.

O seu modelo de atuação prevê o financiamento de até um terço do custo total de cada projeto aprovado, com recursos não reembolsáveis (ou seja, a indústria não precisa devolver o montante aportado), e o restante é dividido entre a indústria e as unidades Embrapii.

Sobre a Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e comercialização de produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, abrange os principais segmentos farmacêuticos, como prescrição médica, OTC e cuidados pessoais, genéricos, hospitalar, oncologia e saúde animal, além de prestar serviços de produção a terceiros. Com uma ampla cobertura de classes terapêuticas, o portfólio compreende mais de 2 mil produtos e 3,7 mil SKUs (apresentações), atendendo as principais especialidades médicas.

Líder em prescrição médica na América Latina e no Brasil, onde detém a vice-liderança em genéricos, a Eurofarma está presente em 22 países, com 100% de cobertura na América Latina e operações nos EUA e África. Conta com 12,6 mil colaboradores e 11 fábricas, com produção total de 573 milhões de unidades em 2023. No mesmo ano, investiu mais de R$ 680 milhões em inovação e alcançou receita líquida total de R$ 9,1 bilhões. Nos últimos 15 anos, a Eurofarma registrou crescimento médio anual de 17%