
A pesquisa irá preencher o vazio de informações moleculares por meio da abordagem de sequenciamento de RNA de células únicas
A empresa Natura, o Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) se uniram em um projeto inovador que promete trazer avanços significativos para a área de saúde e cosmética. O objetivo principal da parceria é conhecer e definir marcadores moleculares presentes em células da pele, que poderão ser utilizados no desenvolvimento de novos produtos personalizados.
O foco do estudo é a identificação de padrões em diferentes tonalidades de peles. Para isso, o projeto irá utilizar uma metodologia inovadora, baseada no sequenciamento de RNA de células únicas (scRNA-seq). Esta técnica avançada permite uma análise detalhada das características moleculares de diferentes células isoladas dos diversos tons de pele. As análises de RNA revelam quais genes estão ativos e quais proteínas estão sendo produzidas pela célula.
Diferentemente das análises de RNAs de tecidos biológicos, que fornecem uma média de tudo que está sendo produzido pelas diferentes células presentes na amostra, a técnica de sequenciamento de RNA de célula única permite determinar o perfil molecular de cada tipo de célula que compõe a amostra de pele dos variados fototipos.
Para ilustrar, considere as notas dos alunos de uma sala de aula. O RNA de tecido biológico seria a nota média da sala, ou seja, um único valor que representa a sala toda. Já o RNA de células únicas seria a nota individual de cada aluno, o que possibilita um refinamento muito maior das informações obtidas. “É importante entender o perfil de cada célula individualmente porque cada tipo celular apresenta características que são específicas.”, explica Marco Vinolo, professor do Instituto de Biologia da Unicamp que trabalha nas técnicas de scRNA-seq do projeto.
Tons moleculares
Fototipo de pele é uma classificação usada para descrever a variedade de cores e tons de peles, levando em consideração características como a quantidade do pigmento melanina, a facilidade com que a pele queima ou bronzeia, e a sensibilidade ao sol. Essa classificação é útil em dermatologia e cosmetologia para avaliar o risco de danos solares e câncer de pele, e para personalizar tratamentos e produtos de cuidados com a pele.
“Existe uma demanda por entender a diversidade de peles e notamos que há uma lacuna sobre dados moleculares dos diferentes fototipos conhecidos”, comenta Juliana Lago, gerente científica da Natura. “Com essa parceria entre a Natura e o CQMED poderemos conhecer mais a fundo a diversidade de peles da população feminina brasileira e produzir dados e conhecimentos que poderão beneficiar outras áreas da saúde além da dermatologia”, completa Lago.
A pesquisa pretende aumentar a representatividade de dados na literatura científica e em bancos de dados globais, como o Human Cell Atlas (HCA). O projeto vai gerar uma grande quantidade de dados que hoje não estão disponíveis em bancos de dados e artigos científicos, além disso, as informações acessíveis atualmente não levam em conta a diversidade de fototipos de peles. Esses conjuntos de dados serão explorados em análises de bioinformática, “As análises dos dados obtidos permite uma quantidade muito grande de possibilidades, o pesquisador pode iniciar a análise focado em explorar um aspecto e depois retomar a análise para explorar outros diversos detalhes possíveis.”, comenta Vinolo.
Parceria Universidade-Empresa
Nesta parceria, o CQMED e o Instituto de Biologia (IB) da Unicamp serão responsáveis pela montagem das etapas de bioinformática, execução dos experimentos de sequenciamento de RNA e análise dos dados para a obtenção do conjunto de informações moleculares de cada fototipo de pele. A equipe do CQMED, experiente em metodologias de sequenciamento de RNA de células únicas, identificará genes e funções celulares que caracterizam e diferenciam a diversidade de fototipos.
A colaboração entre Empresa e Universidade foi possibilitada pelo fato do CQMED ser uma unidade Embrapii. A Embrapii visa fomentar a inovação nas indústrias brasileiras por meio de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa.
“A Embrapii foi essencial para estabelecer essa parceria. Colaborações desse tipo permitem o treinamento de pessoal e recursos humanos no ambiente universitário, ao mesmo tempo que as empresas têm acesso aos conhecimentos que são produzidos na academia”, aponta Katlin Massirer, coordenadora geral do CQMED e pesquisadora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp.
Os resultados esperados incluem a geração de conhecimento sobre a diversidade de peles de mulheres brasileiras, criando uma lista de marcadores moleculares relacionados a câncer, envelhecimento e características específicas dos diferentes fototipos de pele. Esses dados serão fundamentais para formular hipóteses sobre as características estruturais e funcionais dos diferentes tipos de células presentes nas peles estudadas, possibilitando o desenvolvimento de produtos mais personalizados e eficazes voltados para a população feminina brasileira.
Sobre o CQMED
O Centro de Química Medicinal – CQMED, localizado no Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp, em Campinas (SP), é especializado nas fases iniciais de desenvolvimento de novas drogas e diagnósticos moleculares. Para tanto, o centro desenvolveu uma plataforma de descoberta de moléculas inibidoras de alvos específicos relacionados a doenças humanas. O CQMED foi fundado em 2015 e atualmente é credenciado como uma Unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social com o objetivo de fomentar a inovação na indústria em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial. Para isso, conecta pesquisa e empresas e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos ao mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação; da Saúde; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.