Quando pensamos em proteínas já sabemos que forma da proteína define a sua função. Nos seres vivos, antes da formação da proteína, o RNA passa por diversas modificações. No caso dos neurônios, que são células super especializadas tanto em termos de estrutura como de fisiologia, há uma forte dependência de mecanismos de controle traducional, ou seja, de modificações que acontecem ainda no RNA.
Nessa Revisão publicada em outubro de 2020 os pesquisadores do CQMED reúnem os recentes achados do controle traducional na biologia dos neurônios de mamíferos. O principal foco está na discussão nos mecanismos de regulação durante a diferenciação de células tronco neurais, que ocorrem antes mesmo do nascimento, e em processos relacionados como sinapse, plasticidade e memória.
Chama a atenção na publicação o detalhamento das ilustrações. Os autores tiveram o cuidado de reunir as informações mais relevantes em cada tópico em uma abordagem bastante pedagógica. A intenção desta estratégia, inclusive, foi que essas figuras pudessem se tornar material didático para professores e estudantes desta área, e também aos que queiram se aprofundar no assunto.
O artigo de revisão: Translational Control during Mammalian Neocortex Development and Postembryonic Neuronal Function foi publicado na revista Seminars in Cell and Development Biology por Natassia Cristina Martins Oliveira, Érico Moreto Lins, Katlin Brauer Massirer e Mario Henrique Bengtson, pesquisadores do CQMED e do Instituto de Biologia da Unicamp.