O Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp está contratando um(a) pesquisador(a) de pós-doutorado para atuar em projeto que visa encontrar compostos que atuem no combate à malária e tuberculose. O(A) canditado(a) selecionado(a) terá como responsabilidade a produção de proteínas recombinantes, o desenvolvimento e a execução de ensaios bioquímicos e a cristalização de proteínas.

Para esta vaga são requisitos obrigatórios: dominar as técnicas de clonagem de DNA recombinante, produção de proteína recombinante em E. coli, purificação de proteína e, também, ter experiência no planejamento de ensaios bioquímicos (TR-FRET, fluorescência, etc). Serão considerados diferenciais: ter experiência na produção de proteínas recombinantes em sistema de baculovírus/células de inseto, determinação de estrutura por cristalografia de raios-x ou cryo-EM, conhecimento em química medicinal e computacional. Desejável inglês avançado (escrita e comunicação).

Esta posição no CQMED está inserida no âmbito do acordo de cooperação com o Structure-guided Drug Discovery Coalition (SDDC), um consórcio internacional cujo propósito é acelerar o processo de descoberta de novos medicamentos para malária e tuberculose. O SDDC conta com o financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates. Além do CQMED, participam as Universidades de Chicago (EUA), Washington (EUA) e Dundee (Reino Unido).

Candidatos(as) interessados(as) devem preencher o formulário disponível no site do CQMED [https://www.cqmed.unicamp.br/application-form/ ], onde poderão submeter CV, carta de apresentação em inglês e duas referências. Após análise do currículo, candidatos(as) selecionados(as) para a entrevista deverão apresentar duas cartas de recomendação. O prazo de submissão é 31 de março de 2023.

O tempo de dedicação será de 40 horas semanais e o(a) canditado(a) selecionado(a) ficará sediado nos laboratórios do CQMED. A contratação será por meio de bolsa com duração de 12 meses, podendo ser renovada. O valor da bolsa será condizente com a experiência do candidato.

Somos um laboratório comprometido com a promoção de equipes de trabalho diversas e um ambiente que estimule o respeito a participação de todas as pessoas, impulsionando o desenvolvimento a partir das individualidades de cada um, favorecendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Dúvidas e informações adicionais podem ser encaminhadas para cqmedjob@unicamp.br .

Sobre o CQMED

O Centro de Química Medicinal- CQMED foi criado em 2015. É especializado no estudo das fases iniciais de desenvolvimento de novos fármacos, combinando várias metodologias que incluem a varredura de muitos compostos químicos. No CQMED são desenvolvidos projetos relacionados a doenças genéticas humanas, doenças infecciosas e é feito o desenvolvimento de reagentes para biotecnologia.

O CQMED está credenciado como Unidade EMBRAPII Fármacos/Biofármacos e integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Está sediado no Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp.