O curso nacional de Terapias Avançadas reúne 10 instituições de ensino no Brasil, entre elas o Centro de Química Medicinal da Unicamp (CQMED). A disciplina visa propiciar aos alunos os conhecimentos fundamentais de terapia gênica in vivo e ex-vivo, engenharia de vetores e nanocarreadores, e tecnologia de edição genômica e suas aplicações para o desenvolvimento de medicamentos e tratamento de doenças.

“É uma oportunidade para alunos de pós-graduação de conhecer professores de referência na área do país”, explica Katlin Massirer, professora e pesquisadora do CQMED.

Os alunos de pós-graduação interessados devem se inscrever em uma destas instituições contactando o professor responsável na instituição. A disciplina é oferecida Programa de Genética e Biologia Molecular, IB, UNICAMP e está aberta aos outros cursos de pós-graduação da Unicamp e a responsável é na universidade é a Profa Katlin Massirer (CQMED e CBMEG).

Por se tratar de uma disciplina nacional, o curso reúne professores de diferentes instituições, portanto, será online. Todavia, na Unicamp, os alunos vão se reunir presencialmente no auditório do CBMEG às quintas-feiras, de 9:00 às 13:00, a partir de 18 de agosto.

As matrículas de alunos regulares da Unicamp ocorrem de 18 de julho a 03 de agosto pelo link https://www.ib.unicamp.br/pos/ingressantes.

A organização do curso é feita pela ABTCEL-GEN (Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica), com participação do CQMED-Unicamp.

Saiba mais sobre o curso a seguir:

1. Introdução do curso e Vetor do Plasmídeo
  2. Vetor do Adenovírus
  3. Vetor do Vírus adeno-associado
  4. Vetor do Retrovírus e Lentivírus
  5. Pequenos RNAs para terapia
  6. Nanocarreadores sintéticos para transporte de vetores
  7. Carreadores biológicos
  8. Tecnologia de edição genômica
  9. iPSC e suas aplicações
  10. Terapia gênica de doenças cardiovasculares
  11. Terapia gênica de cânceres
  12. Terapia com CAR-T
  13. Terapia gênica de doenças monogênicas
  14. Terapia gênica de doenças neurológicas
  15. Vacinação gênica
  16. Regulamentação de terapia gênica

LOCAL

Auditório Adilson Leite – CBMEG – Unicamp (Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética, Av Candido Rondo, 400 – andar térreo)

CRED́ITO

4 créditos: 45 horas assistidas + 15 horas de estudo = 60 horas

INIĆIO

18/8/2022 (quintas feiras) 9:00-11:30, seguido de estudo até as 13:00 (de 18/08/2022 a 08/12/2022)

METODOLOGIA DE ENSINO

Este curso será oferecido via as plataformas Google Meeting e ou Zoom.

Recurso necessário para participação: internet e computador ou tablet no auditório do CBMEG.

Material didático será distribuído uma semana antes de cada aula (artigos e ou vídeos) pelo professor responsável do dia de aula.

No dia da aula, um professor fará apresentação sobre o tópico programado, depois haverá discussão e debate on-line.

Os artigos enviados na semana anterior serão apresentados pelos alunos e debatidos na sala de aula com todos.

A estrutura de aula de cada dia será a seguinte:

9:00-9:40 Aula de um professor (40 min) para todos os participantes

9:40-10:00 Discussão sobre esta aula com todos os participantes

10:00-10:20 Intervalo

10:20-11:00 Seminários sobre os artigos do tema do dia apresentados pelos alunos. Esta seção será coordenada pelos coordenadores de cada instituição.

Os artigos serão selecionados e enviados pelo professor palestrante numa semana anterior.

Serão 2 seminários com 20 min/seminário + 20 min discussão.

11:00-11:30 Discussão sobre os artigos com todos (30 min). Esta seção será feita com todos os participantes e coordenada pelo professor palestrante do dia.

A ser disponibilizada no período do oferecimento da disciplina.

• Gene and Cell Therapy. Therapeutic Mechanisms and Strategies. Edited by Nancy Smyth Templeton. CRC Press, 2015. 4th edition.