O CQMED, como um dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) do CNPq, tem como objetivo promover parceria com universidades e centros de pesquisa e também disseminar o conhecimento produzido no centro de pesquisa.

Para celebrar os quatro anos como INCT, o CQMED lança dois vídeos que explicam a  sequência-base de etapas para produção de proteínas, desenvolvida ao longo de sua trajetória e hoje é consolidada como a metodologia chave usada em vários projetos do INCT. Estas proteínas são utilizadas  no estudo de alvos terapêuticos na etapa inicial do desenvolvimento de fármacos.

Durante a pandemia de COVID-19, usamos nossa expertise adaptando protocolos já publicados para a produção de enzimas utilizadas em testes de diagnósticos de infecção viral. Essas proteínas foram aplicadas em testes de RT-PCR quantitativo e pela metodologia de RT-LAMP para detecção de vírus em amostras de swab bucal e saliva, contribuindo para a diversificação de opções de testes para detecção do SARS-CoV-2.

Produzimos dois vídeos voltados para pesquisadores e estudantes apresentando as etapas principais da produção da enzima polimerase. Um deles trata da etapa de expressão e outro de purificação da proteína.

Confira os vídeos abaixo e o protocolo aqui.

Expressão de Proteínas

Purificação de Proteína