O Centro de Química Medicinal (CQMED), um laboratório do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e o Instituto de Química (IQ) – ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – em parceria com a Eurofarma Laboratórios, estão oferecendo uma oportunidade de bolsa de mestrado no campo da Química Medicinal. A pesquisa se insere em um esforço maior de reposicionar inibidores de quinases em terapias antiparasitárias para o tratamento de leishmaniose tegumentar.

O projeto de mestrado tem por objetivo a síntese de inibidores de quinase em uso clínico em escala e pureza adequadas para ensaios de tolerância e eficácia em modelo experimental murino. Além disso, o projeto inclui a síntese de novas pequenas moléculas para identificar unidades farmacofóricas com atividade anti-Leishmania. Os ensaios biológicos in vitro e in vivo serão realizados por parceiros deste projeto.

Perfil do(a) Candidato(a):

• Graduado(a) em Química, com forte motivação, e preferencialmente com alguma experiência já adquirida em síntese orgânica (através de uma iniciação científica na graduação).
  • Conhecimento intermediário do idioma inglês é desejável (o candidato deve se sintir confortável lendo textos científicos em inglês)

Benefícios:

• Bolsa financiada pela FINEP (24 meses), valor de R$ 2.422,39.
  • Ingresso direto (sem prova) no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química da UNICAMP mediante apresentação de boas notas em seu histórico escolar da graduação, principalmente em disciplinas de química orgânica.

Coordenação/Orientação: Prof. Dr. Igor D. Jurberg, IQ-Unicamp

Interessados(as) devem demonstrar comprometimento com a pesquisa científica e disposição para trabalhar em um ambiente colaborativo. A dedicação ao projeto de pesquisa é integral (40 horas/ semana).

Início previsto: A combinar, mas não mais tarde do que Junho de 2024. Começo imediato é desejável.

A vaga será preenchida assim que encontrarmos o perfil que melhor se adequa à vaga.

Interessados devem enviar a seguinte documentação para o e-mail cqmedjob@unicamp.br.

1) Histórico de Graduação Completo;

2) Carta de motivação (descrever o interesse na vaga em conjunto com as experiências adquiridas durante a graduação).

3) Informações de duas referências (nome, filiação e e-mail).