de quinases como terapias antiparasitárias para o tratamento da leishmaniose tegumentar”. Esta bolsa faz parte de um grande projeto de pesquisa financiado pela FINEP cujo objetivo é encontrar novos medicamentos para o tratamento de leishmaniose. O projeto já dispõe de bolsa aprovada para o(a) candidato(a) selecionado(a) sob supervisão do Prof. Dr. Adriano Cappellazzo Coelho (IB/Unicamp).

A leishmaniose é uma doença causada pelo parasito do gênero Leishmania, sendo endêmica em vários países, incluindo o Brasil. O tratamento é restrito e a busca por novos alvos terapêuticos é de grande importância. O projeto ao qual esta pesquisa de mestrado está inserida pretende avaliar a atividade in vitro e in vivo de inibidores de quinases em Leishmania sp., como alternativa terapêutica no tratamento da leishmaniose tegumentar. Adicionalmente, propõe-se sintetizar novas moléculas, visando identificar uma (ou mais) unidade(s) farmacofórica(s), com atividade anti-Leishmania, visando assim novos estudos na área.

O(A) candidato(a) de mestrado selecionado(a) será responsável pelos ensaios biológicos in vitro e in vivo. Os ensaios bioquímicos e de síntese serão realizados por parceiros deste projeto: a Eurofarma Laboratórios S.A., o Centro de
Química Medicinal (CQMED) e o Instituto de Química (IQ), ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Interessados(as) devem ser graduados nas áreas de Ciências Biológicas, Bioquímica, Ciências Biomédicas, Biotecnologia, e áreas correlatas. Ter experiência com técnicas de biologia celular, biologia molecular e química é importante, bem como nas áreas de concentração do projeto. É preciso também nível intermediário do idioma inglês.

A dedicação ao projeto de pesquisa é integral (40 horas/semana). A duração da bolsa é de 24 meses e o valor é de R$ 2.422,39 (financiamento FINEP).

Como se candidatar

Candidatos(as) interessados devem necessariamente realizar as duas etapas abaixo:

1)  Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado do PPG-Biologia Animal no 1º semestre de 2024 (área de Parasitologia). – PRAZO 06/10/2023.

2) enviar a seguinte documentação para o Prof. Dr. Adriano Cappellazzo Coelho por email (accoelho@unicamp.br)
– Histórico de Graduação Completo;
– Currículo Lattes atualizado;
– Carta de motivação (descrever o interesse na vaga em conjunto com as experiências adquiridas durante a graduação);
– Carta de recomendação de professor ou orientador/supervisor de estágio durante a graduação;
– Dados de duas referências (nome, filiação e e-mail).

FOTO: Forma amastigota de Leishmania donovani em uma célula da medula óssea. Crédito: CDC/Dr. L.L. Moore, Jr. (creative commons).