A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é uma organização líder em pesquisa biomédica dedicada ao avanço do conhecimento no campo da parasitologia e doenças negligenciadas tropicais. Estamos atualmente procurando um(a)  Pesquisador(a) de Pós-Doutorado altamente qualificado(a) para se juntar à nossa equipe dinâmica e colaborativa. A pessoa selecionada irá liderar e contribuir para um projeto inovador focado no reposicionamento de inibidores de quinases  humanas como terapia para leishmaniose cutânea.

Este projeto está sob a coordenação dos pesquisadores Adriano Coelho do Instituto de Biologia da UNICAMP e Rafael  Couñago, professor da Universidade da Carolina do Norte associado ao laboratório do Centro de Química Medicional,  que fica no Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da UNICAMP. O projeto conta com financiamento da  Eurofarma Laboratórios Farmacêuticos e da FINEP.

Responsabilidades Principais:

– Planejar, executar e analisar experimentos de biologia celular para avaliar a eficácia de compostos contra Leishmania mantida em cultura.

– Conduzir estudos in vivo usando modelos animais de leishmaniose, com um enfoque particular em experimentos com camundongos.

– Investigar o potencial terapêutico dos inibidores de quinases humanas no tratamento da leishmaniose cutânea.

– Trabalhar de forma colaborativa com outros membros da equipe, coordenadores do projeto e parceiros externos para alcançar objetivos de pesquisa.

– Preparar manuscritos para publicação em revistas científicas de alto impacto e apresentar descobertas em conferências nacionais e internacionais.

– Conduzir análise de dados e manter registros laboratoriais meticulosos.

– Contribuir para a obtenção de financiamento através da preparação de propostas de subvenções.

Qualificações Requeridas:

– Doutorado em Biologia Molecular, Biologia Celular de Parasitas, ou campos relacionados.

– Experiência prévia em trabalhar com Leishmania e/ou outras parasitoses é altamente desejável.

– Experiência comprovada em experimentos com modelos animais, preferencialmente camundongos, e em técnicas de  biologia molecular e celular.

– Habilidade para trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe multidisciplinar.

– Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em português e inglês.

Qualificações Preferenciais:

– Experiência prévia em leishmaniose e/ou outras doenças tropicais negligenciadas.

– Publicações anteriores em revistas científicas de alto impacto.

Oferecemos um ambiente de trabalho estimulante e colaborativo, com oportunidades de desenvolvimento profissional  contínuo.

Candidatos qualificados devem preencher o formulário de aplicação juntamente com o currículo atualizado, uma carta de  apresentação, e contatos de três referências profissionais.

Data de início: 1 de abril de 2024.

Valor da bolsa: de acordo com a experiência do candidato.

Prazo para envio da candidatura: 29/02/24

Formulário de candidatura: https://www.cqmed.unicamp.br/application-form/

Dúvidas devem ser enviadas para rafaelcounago@gmail.com e accoelho@unicamp.br